Aprimoramento Vocal e Distúrbios de Voz

A voz representa o veículo primordial para uma comunicação efetiva. Possuir uma boa qualidade vocal é pré-requisito para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os indivíduos, ela desempenha um importante papel no processo de comunicação e os distúrbios da voz podem afetar a qualidade de vida do indivíduo.

Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem apresentar problemas relacionados à voz por diferentes razões. Atenção maior devem ter os profissionais da voz como professores, operadores de telemarketing, cantores, atores, advogados, políticos, executivos, telefonistas, locutores…

A prevenção é a melhor saída. Não gritar, evitar mudanças bruscas de temperatura, não pigarrear ou tossir muito, não fumar, beber bastante água, cuidar da saúde como um todo são dicas importantes.

Se ao falar você sentir cansaço, dor ou aperto na garganta, ardor; se sua voz desaparece ou soa desagradável; você deve procurar um médico otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Se sua voz apresentar algum tipo de alteração por mais de duas semanas, não deixe de procurar seu médico.

Para muitos não existe alterações vocais, mas a necessidade de aprimorar a voz, como nos casos de cantores, atores, radialistas…

TRATAMENTO:

Um tratamento para voz pode incluir fonoterapia, uso de medicamentos e/ou cirurgia. Cada caso necessita de um diagnóstico diferencial a partir de exames como a videolaringoscopia e análise acústica da voz. Só então define-se a conduta a ser tomada.

No caso da fonoterapia são realizados exercícios que visam o condicionamento dos músculos envolvidos na produção vocal, modificação do comportamento vocal inadequado e melhora no rendimento e resistência da voz. O sucesso do tratamento dependerá, como em qualquer outro tratamento, da participação do paciente.

Para saber mais, entre em contato com a fonoaudióloga Arlete Barth clicando aqui.

DICAS:

  • Beber em média 2 litros de água por dia, de preferência em temperatura ambiente e sem gás;
  • Durante atividade vocal (ex: palestra, aula…), deve-se beber alguns goles de água para umidificar a garganta;
  • Evitar qualquer tipo de competição sonora;
  • Evitar bebidas alcoólicas, pois este tem efeito anestésico, provocando diminuição da sensibilidade, podendo levar ao abuso vocal sem perceber;
  • Evitar tossir e pigarrear, pois provoca muito atrito entre as pregas vocais;
  • Não fumar, a fumaça causa irritação às pregas vocais;
  • Evitar o ar cndicionado, se não for possível procure sempre beber água nestes ambientes, pois o ar condicionado resseca as mucosas;
  • Evitar consumo de leite e derivados, assim como chocolate antes de uso profissional da voz, eles aumentam a secreção de muco no trato vocal;
  • Procure consumir alimentos fibrosos como a maçã, que é um adstringente, age limpando a boca e a faringe.