AVE – Acidente Vascular Encefálico:

O acidente vascular encefálico, também chamado AVC (acidente vascular cerebral), vulgarmente chamado de “derrame cerebral”, caracteriza-se pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento de vasos  sanguíneos cerebrais (hemorragia).

Tipos:

1) O mais comum deles é o AVC isquêmico que ocorre por falta de irrigação sanguínea numa determinada região do cérebro, causando morte de tecido cerebral.

2) AVC hemorrágico é menos comum, mas não menos grave e ocorre por ruptura de vaso sanguíneo dentro do cérebro, levando a formação de um coágulo que afeta determinada função cerebral.

3) AIT (ataque isquêmico transitório) corresponde a uma isquemia transitória que não chega a constituir uma lesão neurológica definitiva. É um episódio súbito de diminuição de uma área do cérebro, com manifestações neurológicas, que costumam se recuperar em minutos ou até 24 horas.

TRATAMENTO:

Embora o processo de reabilitação possa ser longo, dependendo das características do próprio AVC, da região afetada, da rapidez de atuação para minimizar os riscos e o apoio que o doente tiver, a fonoaudiologia tem muito a contribuir nestes casos, principalmente quando afeta a linguagem e a deglutição.

Considerando o alto comprometimento das funções neuromuscular, motora, sensorial, perceptiva e cognitivo-comportamental, o fonoaudiólogo irá propiciar a reabilitação das funções comprometidas parcialmente ou totalmente, dependendo do grau de comprometimento da área afetada.

Quando a lesão é do Hemisfério Esquerdo ocorrem principalmente afasias, apraxias ideomotoras e ideacionais, alexia para números, discriminação direita/esquerda e lentidão em organização e desempenho.

Quando a lesão é no Hemisfério Direito ocorre alteração viso-espacial, auto negligência unilateral esquerda, alteração de imagem corporal, apraxia de vestuário, apraxia de construção, ilusões de abreviamento de tempo e rápida organização, desempenho entre outros.

Cada paciente receberá o tratamento adequado conforme seus sintomas e condições.

Vale lembrar que o fonoaudiólogo irá atuar de forma multiprofissional, garantindo uma melhor qualidade de vida para o paciente. Profissionais como médicos neurologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos atuam intensamente em parceria com o fonoaudiólogo, com o objetivo de adequar o mais breve possível as funções alteradas.